Sombras da Romãzeira - Trecho

"... A coisa se passa assim: você começa a preparar um prato especial e percebe que não tem cebola na cozinha. Então, pega um pouco de alho, gengibre, sementes de romã, pimentões e amassa tido formando uma pasta e usa esses ingredientes para substituir a cebola. Acrescenta um cálice de suco de uva fermentado e eis um prato completamente novo...

... Uma vitela, três xícaras de arroz, quatro de sementes de trigo, uma de lentilha escura, uma de ervilhas. Depois enchi a panela com água e deixei cozinhar durante a noite. Antes de sair da cozinha, coloquei um pouco de sementes secas de coentro e cardomo preto amarrados num saquinho de musselina e mergulhei na panela. De manhã, a carne estava desmanchando e agora eu a estou transformando numa pasta. Mas o que mais vou fazer, antes de servir o almoço de sexta-feira?

- Fritar cebolas e pimentões na manteiga clara e colocar no harrissa.

- Muito bem, jovem amo! Mas as cebolas devem estar douradas e passadas na manteiga. Pode ser que na semana que vem eu acrescente alguma coisa diferente ao prato. Talvez ovos fritos na manteiga salpicados com ervas e pimenta-preta combine com o harrissa. Pode ser que fique muito pesado no estômago, pouco antes das orações de sexta-feira. E se ficasse tão pesado que, quando eles inclinassem a cabeça em direção a Meca, a outra ponta do corpo começasse a soltar um cheiro horrível? Quem ficasse na linha de fogo não ia gostar nada..."

Sombras da Romãzeira (Capítulo 6, páginas 118 e 119) - Tariq Ali

Comentários

Postagens mais visitadas