Costela de Porco Assada com Risoto de Açafrão e Batata Gratinada à Francesa


Para as Costelas Assadas você vai precisar de Costelas na quantidade que chegue (aproximadamente 1kg). Para o tempero, vamos utilizar uma cebola picada, uma xícara de vinho branco, pimenta do reino a gosto, sal grosso a gosto, tomilho fresco picadinho a gosto, salsinha picada a gosto, cebolinha verde picada a gosto e folhas de hortelã fresca picadas a gosto também.

Não existe uma quantidade certa para as ervas no tempero, por isso que sempre indicamos que elas sejam utilizadas ao gosto de cada um, assim como o sal.

O ideal é que você deixe as Costelas no tempero pelo menos 12 horas antes de assá-las.

Coloque o vinho, a cebola, a pimenta do reino, o sal grosso e as ervas em um pirex grande. Lave as costelas e arrume-as no pirex onde você colocou o tempero. Tampe com filme para cozinha e deixe na geladeira até a hora de ir ao forno.


Aqueça o forno em temperatura alta por 10 minutos. Arrume as Costelas de Porco em uma assadeira (se possível com uma grelha), regue as Costelas com o tempero em que ela ficou reservada e tampe com papel alumínio.

Reserve o restante do tempero e leve a assadeira com as Costelas coberta com papel alumínio ao forno em temperatura média por 30 minutos. Após os 30 minutos, retire do forno, regue novamente as Costelas com o tempero, tampe com o papel alumínio e retorne ao forno por mais 30 minutos. Retire o papel alumínio que cobre a assadeira, regue novamente as Costelas com o tempero e deixe no forno por mais 30 minutos. Repita a operação e deixe por mais 30 minutos. Após esse período, elas já devem estar assadas e coradas. Vire as Costelas na assadeira e deixe por mais 30 minutos para dourar o outro lado. Reserve para servir quente.

Vamos fazer o Risoto de Açafrão utilizando 200 gramas de Arroz Arbóreo, 100 gramas de manteiga, 1 xícara de azeite extra virgem, 1 xícara de vinho branco, 1/2 cebola picadinha, 1 1/2 litro de caldo de bacon, 2 colheres de sopa de açafrão em pó e 50 gramas de queijo parmesão ralado na hora.

Em uma panela, derreta metade da manteiga em 1/3 do azeite. Doure a cebola e refogue o arroz por aproximadamente 2 minutos. Adicione o vinho e deixe evaporar o álcool por aproximadamente 2 minutos. Junte o açafrão e mexa. Acrescente o caldo de bacon aos poucos, mexendo sempre. Você vai deixar cozinhando até quase secar o caldo. Depois disso, vai desligar o fogo e misturar o restante da manteiga, do azeite e acrescentar o queijo parmesão ralado, mexendo para formar um arroz cremoso e brilhante. Reserve para servir.

Já a Batata Gratinada, optamos em prepará-la a moda francesa. Você vai precisar de aproximadamente 2kg de batata, 1 litro de leite, 2 dentes de alho, pimenta do reino a gosto, sal a gosto, noz moscada em pó a gosto, 300ml de creme de leite fresco e como opcional, você pode usar queijo parmesão ralado na hora e queijo gouda também ralado.

Descasque as batatas, lave-as, enxugue-as e as corte em rodelas de aproximadamente 0,3 centimetros. Leve para cozinhar no leite com o alho, a pimenta do reino, o sal e a noz moscada. Cozinhe até as batatas ficarem macias, mas não completamente moles que quebrem.

Retire do fogo e escorra no escorredor.

Em um pirex, arrume uma camada de batata, creme de leite e os queijos polvilhados por sobre a camada. Repita a operação até os ingredientes terminarem. Depois disso, leve ao forno por 30 minutos e deixe gratinar.

Sirva o prato arrumando folhas de alface rasgadas e colocando o Risoto de Açafrão sobre elas. Sobre o Risoto de Açafrão, você pode decorar com uma rodela de tomate ou outras folhas. Arrume uma porção da Batata Gratinada ao lado e duas Costelas de Porco Assadas do outro lado.



0 comentários :

Postar um comentário

 

Pesquisar este blog

Carregando...
Sempre gostei de cozinhar, embora nunca tenha feito nenhum curso para isso.

Minha primeira vez foi ainda criança. De lá para cá, fui aprimorando... adaptando receitas ou seguindo-as a risca.

Os temperos me provocam... os sabores... cheiros...

Perdi muitos pratos gostosos, por isso a idéia desse blog. Publicar as receitas que faço para meu registro e para quem tiver interesse.


"Comigo as coisas não tem hoje e ant'ontem nem amanhã: é sempre. (...) o senhor por ora mal me entende, se é que no fim entenderá. Mas a vida não é entendível."

"(...) o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."

(Guimarães Rosa)


...

...