Sol recheado de Lua ou Abóbora recheada com Creme de Queijo com Shitake


Um autor já dizia que um compromisso quando assumido, nos parece muito importante no momento em que o assumimos. Mas depois, quando outras coisas interferem em nosso caminho, duvidamos da significância do mesmo, mas o mantemos porquanto já estamos por demais envolvidos na dinâmica que por si só, adquire ritmo alheio ao seu controle.

Mas tem vezes que desobedecemos a essa dinâmica e isso faz um bem enorme ao nosso sentimento de liberdade.

Duas semanas sem postar nenhuma receita e isso foi bom demais.


Para o retorno, quis fazer algo diferente do que tenho feito. Por isso, depois de alguns momentos de divagação, decidi por uma Abóbora Moranga. A da foto no início do post, que se assemelha a um Sol ou a uma Flor.

Para o recheio, optei por algo que já sabia que seria gostoso - Creme com diferentes tipos de queijo. E se falo de Sol, porque não recheá-lo com Lua. Sim, para mim, o Shitake se parece com a Lua.

Para acompanhar o Sol recheado de Lua ou Abóbora recheada com Creme de Queijo com Shitake, fiz Arroz Branco e Iscas de Filé Mignon (você pode copiar a receita das Iscas de Filé Mignon de outras receitas já postadas aqui, como: Tagliatelle no Açafrão com Molho de 2 Queijos, Shitake e Brócolis acompanhado de Iscas de Filé Mignon... ou, Tagliatelle da Lua Amarela).

Gosto de arrumar todos os temperos e ingredientes na mesa antes de começar a preparar os pratos. É claro que tem receitas que isso fica difícil, mas com receitas fáceis e rápidas como a de hoje, dão um colorido especial ao momento.



Para fazer o Sol ou a Abóbora, você precisa apenas de uma bela Abóbora Moranga. Lave bem a Abóbora e corte uma tampa na parte superior. Depois, retire os caroços com a mão e finalize com uma colher, deixando-a apenas com sua polpa.

O ideal é que a casca permaneça dura e a Abóbora por dentro fique cozida. Para isso, após limpar a Abóbora, coloque-a em uma panela menor que ela, com a abertura para baixo, para cozinhá-la apenas no vapor. Faça o mesmo com a tampa que você retirou.


Quando a polpa da Abóbora estiver macia e cozida, retire do vapor e reserve para preparar o Creme e finalizar a receita.

Sugiro que você comece a preparar as Iscas de Filé Mingon no momento em que começou a limpar a Abóbora, assim, os tempos de preparo dos pratos irão coincidir.

Para o recheio de Lua ou o Creme de Queijo com Shitake, você vai precisar de 300ml de Creme de Leite Fresco, 1 1/2 Xícara de Leite, 100gr de Queijo Gorgonzola, 100gr de Queijo Mussarela, 100gr de Queijo Gouda, Pimenta do Reino, Noz Moscada, Sal, 1/2 Cebola Picada, 50gr de Bacon cortado em cubinhos e 100gr de Shitake Seco. Vai precisar também de Queijo Parmesão ralado na hora e Mussarela de Búfala Temperada também ralada.

Corte o Shitake em pedaços pequenos e deixe-o para hidratar no Leite que você irá utilizar para a receita por aproximadamente 30 minutos, depois coe e reserve o Shitake e o Leite.

Vamos aproveitar a panela e um pouco da gordura que você utilizou para preparar as Iscas de Filé Mignon, que a essa altura, já estão prontas e encontram-se reservadas no forno aquecido para mantê-las quente até a hora de servir os pratos.

Deixe dourar a Cebola até ela ficar macia. Junte o Bacon já frito, a Pimenta do Reino e a Nóz Moscada. Misture bem, acrescente o Shitake e mexa. Adicione o Leite e misture ao tempero. Junte os Queijos e mexa até eles derreterem. Junte o Creme de Leite e prove o Sal, acertando o ponto desejado. Lembre que não utilizamos Sal para preparar a Abóbora.

Mexa bem até formar uma mistura cremosa (se necessário, acrescente um pouco de maizena).


Pronto, o recheio de Lua ou o Creme de Queijo com Shitake já está pronto. Vamos colocar dentro do Sol ou da Abóbora até enchê-la. Para finalizar, vamos salpicar o Queijo Parmesão por sobre o recheio e a Mussarela de Búfala Temperada. Leve ao forno para gratinar.

Para servir, você pode arrumar o prato com folhas de Alface Verde e Roxa, fiapos de folhas de Couve, Pimenta do Reino, folhas de Manjericão e fio de Azeite. Pode também salpicar a Mussarela de Búfala Temperada e Salsinha.




Arrume o Arroz Branco e as Iscas de Filé Migon.

Leve o Sol recheado de Lua ou a Abóbora recheada com Creme de Queijo com Shitake para a mesa para ser servida na hora.

Comentários

Postagens mais visitadas