Cor do Sabor ou Abobrinha de Tronco Redonda recheada com Queijo e decorada com Capuchinha


Ainda não tinha idéia do que faria para o almoço de domingo. Andava no Horto procurando Produtos Orgânicos... fui encontrando alguns ingredientes que foram determinando o prato. Primeiro, a Abobrinha de Tronco Redonda... logo pensei que ficaria deliciosa com recheio de Queijo. Andando mais um pouco, encontrei as Capuchinhas (são flores comestíveis)... daria o colorido da primavera que já anuncia sua chegada.



Faltava escolher o acompanhamento... ou o prato principal. Pensei em Tornedor e Batata Rostie, mas acabei fazendo Rosbife de Filé Mignon e Batata Rosti.



Para a Abobrinha de Tronco Redonda recheada com Queijo, você vai precisar de Abobrinha na quantidade que chegue. O Molho de Queijo é mais do que o necessário para duas Abobrinhas. Para prepará-lo, separe 200 gramas de Mussarela cortada em cubos pequenos, 100 gramas de Gorgonzola cortado em cubos pequenos e 100 gramas de Queijo Edam, também cortado em cubos pequenos. Separe também 1 copo de Leite quente, 2 colheres de sopa de Manteiga, 1/2 Cebola picada, 1 Alho socado, Pimenta do Reino moída na hora que baste e 1 lata de Creme de Leite.

Corte a tampa da Abobrinha e a cozinhe no vapor por aproximadamente 20 minutos ou até o seu miolo ficar macio e fácil de ser retirado. Quando estiver pronta, raspe com uma colher tomando cuidado para não rasgar ou furar a casca e reserve em uma panela. Reserve também a casca da abobrinha.

Em uma panela, aqueça a Manteiga e refogue a Cebola até começar a ficar macia. Junte o Alho e refogue. Acrescente Pimenta do Reino que chegue e mexa. Em fogo baixo, acrescente o Leite quente e os Queijos. Misture bem para que os Queijos derretam sem empelotar, formando um líquido cremoso. Quando os Queijos já estiverem incorporados ao Molho, desligue o fogo e prove o Sal. Acerte se for o caso. Adicione o Creme de Leite, misture bem ao Molho e reserve.

Para preparar o Rosbife de Filé Mignon, você pode seguir outras receitas já publicadas no blog: Rosbibife de Filé Mignon.

Para a Batata Rosti, separe 5 Batatas médias, 60 gramas de bacon cortado em cubos pequenos, 1/2 cebola  picada, Sal que chegue, Pimenta do Reino moída na hora que baste e Manteiga.

Coloque as Batatas lavadas e ainda com casca em água fervendo e deixe cozinhar por 3 minutos. Escorra e deixe esfriar completamente. Retire a casca e rale as Batatas na parte mais grossa do ralador. Em uma frigideira grande, doure o Bacon. Acrescente a Cebola e refogue. Retire o Bacon e a Cebola com uma espumadeira e acrescente à Batata ralada. Misture bem. Retire da frigideira o excesso de gordura do Bacon e aqueça uma colher de sopa de manteiga. Coloque a mistura da Batata na frigideira, dando a forma de uma panqueca grande. Salpique Sal e Pimenta do Reino. Deixe dourar a parte de baixo. Com a ajuda de um prato, vire a Batata, deixando dourar o outro lado, acrescentando mais manteiga se for necessário. Repita a operação se ainda tiver mais Batata.

Para finalizar o prato, reserve o Rosbife de Filé Mignon e a Batata Rosti no formato e tamanho que deseja, no forno em fogo baixo. Misture à Abobrinha que você raspou duas conchas do Molho de Queijo e deixe levantar fervura. Esquente também o Molho de Queijo. Retorne com a Abobrinha misturada ao Molho de Queijo para a casca da Abobrinha e tampe.

Para arrumar o prato, em uma travessa grande, coloque Alface Italiana e Rúcula. Arrume o Rosbife de Filé Mignon por cima e decore com as Flores Capuchinha.



Em outra travessa, arrume as Abobrinhas de Tronco Redondas recheadas com Queijo no meio e em volta, a Batata Rosti. Salpique Salsinha picada e decore com as Flores Capuchinha.


O Molho de Queijo restante pode ser servido separadamente para ser despejado sobre o Rosbife. Sirva tudo quente.




Comentários

  1. Parece uma delícia! Vou tentar fazer.
    Aliás, gostei de várias receitas do blog! Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rosa, obrigado... são gostosas de fazer e de publicar... rs...

      Me diga depois sobre como ficou...

      Beijos

      Excluir
  2. A julgar pelas fotos, essas não são as "abobrinhas de tronco redondas". Parecem mais com mogangos, ou algo do tipo. Me perdoe se eu estiver errada.

    ResponderExcluir
  3. E nao sao mesmo as abobrinhas de tronco redondas. O "anonimo" anterior tem toda a razao, parecem mogangos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas