Steak ao Poivre acompanhado de Batatas Gratinadas



O espírito erudito conduziu o preparo dos pratos desse domingo. Da escolha do prato à degustação, conduzido pelos mestres Turíbio e Elomar, no embalo de Villa Lobos, Luiz Gonzaga, e outros.

O dia vinha perfeito, desde o despertar em uma manhã acolhedora e alegre.
"Não sei porque você um quase nada do universo perdido nos céus apaga estrelas, luas e alvoradas e enche de luz radiosa os olhos meus. Mulher formosa nesta madrugada, somos apenas mistérios..."
Os pratos de hoje também tiveram outro detalhe: foram todos (ou quase todos) produtos orgânicos, inclusive o contra-filé utilizado para o steak.

Não foram receitas inéditas, mas variações de outras já experimentadas e publicadas aqui mesmo, no site. Porém, dado o cuidado com que os pratos foram preparados, farei a descrição completa das receitas.



Steak ao Poivre

Preparei o Steak com uma peça de contra-filé orgânico de aproximadamente 1kg.

Para a receita, você irá precisar de três colheres de sopa de Pimenta do Reino em grãos, Sal Grosso a gosto, uma Cebola pequena, quatro colheres de sopa de Manteiga, meia xícara de chá de cachaça amarela, três colheres de sopa de Mostarda tipo Dijon (caso não tenha, pode substituir com a comum), uma xícara de chá de creme de leite, 100 gramas de Cogumelo tipo Champignon, Azeite, Sal a gosto e Pimenta do Reino a gosto.

Lave a peça de contra-filé, enxugue-a com papel toalha e salgue-a com o sal grosso. Soque as três colheres de sopa de pimenta do reino (para que elas fiquei moídas) e esfregue vigorosamente na peça de contra-filé. Deixe descansar por aproximadamente uma hora (enquanto isso, vá preparando o outro prato).

Em uma panela grande, derreta uma colher de sopa de manteiga e azeite. Leve a peça de contra-filé e deixe dourar todos os lados (aproximadamente 8 minutos cada lado e 4 minutos cada uma das laterais).

Enquanto aguarda dourar, aqueça o forno em temperatura alta por dez minutos e unte uma assadeira com uma colher de sopa de manteiga.

Após dourar a peça de contra-filé,arrume-a na assadeira com a gordura virada para cima e leve-a ao forno com temperatura de 220º por 20 minutos. Vire o lado do contra-filé, com a gordura para baixo e deixe assar por mais 20 minutos.

Deixe um pirex aquecer no forno e quando o contra-filé estiver assado, reserve-o no pirex aquecido (todo assado precisa de um tempo antes de ser cortado) no forno desligado.

E vamos preparar o molho.

Despreze o excesso de gordura da panela onde dourou o contra-filé, raspe o fundo e com um pouco de água, coe e reserve. Faça o mesmo com a assadeira: raspe o fundo e com um pouco de água, coe e reserve o caldo.

Em uma panela, aqueça duas colheres de sopa de manteiga e refogue a cebola, até ela ficar transparente e macia. Junte o cogumelo tipo champignon e mexa. Deixe refogar por um minuto. Acrescente a cachaça, mexa e deixe reduzir por três minutos. Junte a mostarda, o creme de leite e o caldo do assado coado. Mexa bem para formar uma mistura uniforme e cremosa. Se for necessário, acrescente farinha de trigo para engrossar o molho. Reserve.

Batatas Gratinadas

Para essa receita, utilizei Batatas Orgânicas miúdas. Como são pequenas, não as cortaremos em fatias, mas as deixaremos inteiras.

Você vai precisar de aproximadamente 1kg de Batata, 1 litro de Leite, dois dentes de Alho, Noz Moscada a gosto, 500 gramas de Creme de Leite fresco, 200 gramas de Queijo tipo Mussarela ralada, Sal a gosto e Pimenta do Reino a gosto.

Lave e descasque as batatas.

Em uma panela, cozinhe as batatas no leite, juntando noz moscada, o alho e o sal. Deixe cozinhar até ficarem macias. Quando levantar fervura, deixe em fogo baixo para o leite não derramar. Quando estiverem prontas, escorra-as.

Misture ao creme de leite, sal a gosto, pimenta do reino a gosto e noz moscada a gosto.

Em um pirex, cubra o fundo com o creme de leite e arrume as batatas após estarem cozidas. Salpique o queijo tipo mussarela por sobre as batatas e cubra-as com o restante do creme de leite. Salpique o restante do queijo tipo mussarela por sobre o creme de leite e leve ao forno em temperatura de 220º por aproximadamente 30 à 40 minutos.


Para arrumar o prato:

Corte uma fatia do contra-filé com espessura de aproximadamente dois dedos e coloque no prato. Arrume ao lado quatro batatas com o molho gratinado. Ao lado do steak, arrume algumas folhas de verduras (pode ser alface, acelga, rúcula... etc... disponha tomates cerejas sobre as verduras e capuchinhas nas bordas do prato.

Pode servir o molho separado ou por sobre o steak.

Para acompanhar, vinho tinto alentejano.



Comentários

Postagens mais visitadas