Fetuccini ao Pesto acompanhado de Torneador recheado com Presunto Parma e Gorgonzola


3.4
Por: Manoel de Barros

"O azul me descortina para o dia.
Durmo na beira da cor.
Vejo um ovo de anu atrás do outono.
..........................................................
(Eu tenho amanhecimentos precoces?)
..........................................................
Cresce destroços em minhas aparências.
Nesse destroço finco uma açucena.
(É um cágado que empurra estas distâncias?)
A chuva se engalana em arco-íris.
Não sei mais calcular a cor das hooras.
As coisas me ampliaram para menos."


Foi um prato rápido e fácil de ser preparado. O interessante é conseguir prepará-los no tempo exato de estarem prontos na hora de servir.

Fiz a receita para 4 pessoas.

Torneador recheado com Presunto Parma e Queijo Gorgonzola

Uma peça de Filé Mignon limpa, no tamanho suficiente para cortar 4 torneadores de aproximadamente 4cm, 4 fatias de Presunto Parma, Queijo Gorgonzola que baste para o recheio, Pimenta do Reino e Flor de Sal.

Com a peça de filé limpa, faça 4 cortes longitudinais rasos, cuidado para não cortar fundo e separar a peça. Em cada um dos cortes, preencha com uma fatia do presunto parma e com o queijo gorgonzola. Amarre a peça de filé e polvilhe pimenta do reino a gosto, em todos os lados. Reserve.

Em uma panela grande o suficiente que caiba a peça de filé, derreta uma colher de sopa de manteiga e doure os 4 lados da peça de filé por 5 minutos cada lado. Pré-aqueça o forno por 10 minutos em temperatura alta.

Após dourar os 4 lados da peça de filé, leve ao forno com o caldo que formou na panela (pode acrescentar um pouco de molho inglês e água quente para soltar a crosta que formou na panela) por 7 minutos, com a temperatura a 180º.

Retire a peça de filé do forno, corte os barbantes e corte os torneadores. Se estiver no ponto, salpique a flor de sal a gosto. Se quiser um pouco mais passado, retorne os torneadores ao forno com temperatura baixa por mais alguns minutos.



Fetuccini ao Pesto

Separe 360 gramas de Fetuccini (12 rolinhos de massa), 2 dentes de Alho, 60 folhas de Manjericão fresco, 120 gramas de Parmesão ralado, 100 ml de Azeite, 200 gramas de Batata e uma pitada de Flor de Sal.

Coloque água para ferver em uma panela. Descasque o alho e corte-o ao meio, retirando seu miolo. Soque o alho no pilão suavemente. Acrescente a Flor de Sal e continue pilando. Adicione as folhas de manjericão já higienizadas e secas. Continue pilando até formar uma pasta. Acrescente o azeite e o parmesão ralado e continue pilando, sempre suavemente. Tampe o pilão e reserve na geladeira.

Quando a água levantar fervura, acrescente as batatas descascadas e cortadas em cubos pequenos. Coloque sal a gosto. Quando voltar a ferver, coloque o fetuccini e tampe a panela. Deixe cozinhar até o ponto desejado. Quando estiver pronto, escorra o fetuccini com as batatas e leva a uma panela. Junte o pesto e mexa bem, para incorporar o pesto na massa.

Sirva quente.




Para arrumar o prato

Pré-aqueça o prato no forno quente, arrume o Fetuccini no meio do prato e o Torneador ao meio. Enfeite de acordo com sua imaginação.

Pode acompanhar com um vinho do alentejo.









Miudezas
Por: Manoel de Barros

"Percorro todas as tardes um quarteirão de paredes
nuas.
Nuas e Sujas de idade e ventos.
Vejo muitos rascunhos de pernas de grilos pregados
nas pedras.
As pedras, entretanto, são mais favoráveis a pernas
de moscas do que de grilos.
Pequenos caracóis deixaram suas casas pregadas
nestas pedras.
E as suas lesmas saíram por aí a procura de outras
paredes.
Asas misgalhadinhas de borboletas tingem de azul
estas pedras.
Uma espécie de gosto por tais miudezas me paralisa.
Caminho todas as tardes por esses quarteirões
desertos, é certo.
Mas nunca tenho certeza
Se estou percorrendo o quarteirão deserto
ou algum deserto em mim."


Comentários

Postagens mais visitadas