Picanha com Ervas e Batata Recheada Assada


Delicioso é pouco para descrever os pratos de hoje. Não sei se pelo recesso ou pela inspiração ou pelo aperfeiçoamento ou uma mistura de tudo somado a outros fatores que não saberia identificar, mas tudo ficou no ponto.

Foram quatro pratos:

Picanha com Ervas assada no bafo
Batata recheada Assada no bafo
Feijão Preto com Lombo defumado
Salada de Folhas Verdes com Yogurte e 2 Queijos


Vamos descrever cada receita separadamente...

Picanha com Ervas assada no bafo

Escolha uma peça de Picanha com aproximadamente 1kg e 200 gramas com uma boa capa de gordura, Manteiga de Ervas, Sal a gosto e Farinha de Trigo.

Unte toda a peça de picanha com a manteiga de ervas, espalhe o sal e passe a peça de picanha em uma vasilha com farinha de trigo, cobrindo-a em todos os seus lados.


Enrole a peça de picanha em um papel alumínio, com o lado brilhante para dentro e deixe descansar por 20 minutos.

Coloque para assar no bafo com a capa de gordura virada para cima, por aproximadamente 40 minutos. Retire o papel alumínio e deixe dourar os dois lados na grelha em fogo alto, untando com a manteiga de ervas, até ficar ao gosto. Retire a picanha da grelha e deixe-a descansar por 5 minutos. Em seguida, corte os bifes de picanha na grossura desejada e leve-os ao fogo novamente para selar, untando os lados com a manteiga de ervas. Quando estiver ao gosto, retire do fogo e arrume na vasilha com farofa, enfeitando-a com galhos de alecrim.





Batata recheada assada no bafo

As batatas ficaram simplesmente deliciosas. Escolhi batatas grandes e médias, embora as médias tenham ficado mais macias, portanto, no ponto mais desejado. Como recheio, usei queijo.

A quantidade de batatas vai variar de acordo com o número de pessoas que estarão à mesa.


Escolha 5 Batatas médias, 100 gramas de Queijo Gorgonzola, 50 gramas de Queijo Mussarela de Búfala ralada, Manteiga e Sal a gosto.

Descasque as batatas, corte-as ao meio e com uma colher, cave um buraco na batata, tomando o cuidado para não deixar as laterais muito finas e não quebrar. Coloque o queijo. Optei por fazer 3 batatas recheadas com gorgonzola e 2 com mussarela de búfala.

Enrole as batatas separadamente em papel alumínio com o lado brilhoso para dentro. Leve para assar no bafo junto com a picanha.

Quando estiverem macias (você pode sentir apenas apalpando-as), retire o papel alumínio e arrume-as em um prato, enfeitando com galhos de salsinha.



Feijão Preto com Lombo Defumado

Uma receita simples e cotidiana, mas que no conjunto, teve seu sabor destacado. O servi quase sem caldo, para ficar mais consistente no prato.

Usei 2 xícaras de Feijão Preto, 100 gramas de Lombo de Porco Defumado, 2 folhas de Louro, 1 Cebola pequena picada, 2 dentes de Alho socados, Pimenta do Reino a gosto, 2 colheres de sopa de Azeite e Sal a gosto.

Cate o feijão e deixe-o de molho de véspera na água com as folhas de louro. Na hora do preparo, escorra a água e lave o feijão. Coloque-o em uma panela de pressão cobrindo-o com aproximadamente 4 dedos de água. Junte as folhas de louro e o lombo defumado cortado em pedaços pequenos. Adicione sal a gosto. Deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos, tomando conta da água para não secar.

Quando estiver pronto, em outra panela, refogue a cebola e o alho no azeite, deixando dourar levemente. Acrescente a pimenta do reino, misture e depois junte o feijão, misturando bem. Acrescente um pouco de água quente e deixe cozinhar em fogo baixo por mais alguns minutos, mantendo o caldo sempre grosso.

Sirva quente em uma tijela de barro.



Salada de Folhas Verdes com Yogurte e 2 Queijos

A salada também não tem nada de especial, apenas se destacou pelo conjunto.

Usei folhas de Alface Crespa, Alface Roxa, Alface Romanda, Rúcula e Agrião, Tomates Cereja, 1/2 copo de Yogurte Natural, 50 gramas de Queijo Provolone ralado e 50 gramas de Queijo Parmesão ralado.

Pique as folhas com a mão em pedaços pequenos. Tire as sementes do tomate e pique-o em pedaços pequenos. Misture o Yogurte e mexa com a ajuda das mãos. Adicione os queijos e misture as folhas com as mãos. Arrume a salada em uma saladeira de vidro e sirva.


Para acompanhar, servi Vinho Xplorador Cabernet Sauvignon, da Concha Y Toro, Suco de Uva, Coca-Cola e Guaraná Antárctica.





O que restou...



Comentários

Postagens mais visitadas