Rondelli recheado com Espinafre, Mussarela de Búfala, Parmesão e Presunto


"Este é um poema de amor
tão meigo, tão terno, tão teu...
É uma oferenda aos teus momentos
de luta e de brisa e de céu...
E eu, quero te servir a poesia
numa concha azul do mar
ou numa cesta de flores do campo.
Talvez tu possas entender o meu amor.
Mas se isso não acontecer, não importa.
Já está declarado e estampado
nas linhas e entrelinhas deste pequeno poema,
o verso; o tão famoso e inesperado verso
que te deixará pasmo, surpreso, perplexo...
eu te amo, perdoa-me, eu te amo...
'Poeminha Amoroso'"
(Cora Coralina)


Ficou gostoso, porém... muito trabalhoso. Optei em fazer a massa, abrir a massa... ao invés de comprá-la pronta e preparar apenas o recheio.

Também não quis preparar nenhum molho, para não competir com o sabor do recheio.

Para acompanhar, um Vinho tinto seco californiano... delícia e ouvindo Bruna Caram no Youtube. 



Massa (Pasta) de Ovos 

Uma receita para 10 pessoas, você vai precisar de 1kg de Farinha de Trigo, 10 Ovos, 50ml de Água, 50ml de Óleo e Sal a gosto.

Eu optei por variar. Fiz metade da massa com Açafrão (1 colher de sobremesa) e a outra metade com Salsinha picada (a gosto).


Em uma vasilha, colocar a farinha de trigo peneirada. Colocar os ovos no centro. Acrescentar a água e o óleo. Adicionar o sal a gosto. Acrescentar o item escolhido para a variação (açafrão, a salsinha ou qualquer outro de sua escolha).

Misture bem todos os ingredientes com uma colher. Retire a massa da vasilha e sove-a. Sob uma superfície lisa, abra a massa com a palma da mão e junte-a novamente. Faça isso mais uma vez. Sove a massa até ela ficar lisa e homogênea. Deixe-a descansar por 20 minutos coberta com um filme plástico.

O açafrão deixou a massa amarelada e a salsinha, pontilhada de verde.



Recheio de Espinafre, Mussarela de Búfala, Parmesão e Presunto

Separe 1 molhe de Espinafre Orgânico, 150 gramas de Bacon, 300 gramas de Mussarela de Búfala ralada, 400 gramas de Queijo Parmesão ralado, 4 Ovos, 10 fatias de Presunto Cozido, Sal e Pimenta do Reino a gosto.


Lave o espinafre e ferva-o por 5 minutos. Corte o bacon e pedaços pequenos e frite-o em sua própria gordura.

Em uma vasilha, coloque o espinafre, o bacon, a mussarela de búfala, o queijo parmesão, os ovos para dar a liga ao recheio, a pimenta do reino e o sal. Misture bem.


Preparar o Rondelli

Em uma superfície lisa, polvilhe farinha de trigo e abra a massa com a ajuda de um rolo (ou com uma máquina para abrir pastas, caso você a tenha) até ficar um pouco maior do que a fatia de presunto. Coloque a massa aberta sobre um pedaço de pano de algodão cru. No meio da massa, coloque a fatia de presunto e sobre ela, o recheio, espalhando-o. Enrole a massa formando um cilindro. Na ponta final, molhe a massa para quando juntar, ela grudar. Enrole o cilindro da massa no pano e amarre as pontas.

Repita a operação até terminar a massa.




Coloque água para ferver e leve o rondelli para cozinhar por aproximadamente 30 minutos. Retire-os da água, corte os barbantes, desenrole-os e arrume os pratos (caso precise, deixe cozinhar por um pouco mais de tempo).




Meu destino

Nas palmas de tuas mãos
leio as linhas da minha vida.
Linhas cruzadas, sinuosas,
interferindo no teu destino.
Não te procurei, não me procurastes –
íamos sozinhos por estradas diferentes.
Indiferentes, cruzamos
Passavas com o fardo da vida...
Corri ao teu encontro.
Sorri. Falamos.
Esse dia foi marcado
com a pedra branca
da cabeça de um peixe.
E, desde então, caminhamos
juntos pela vida...

(Cora Coralina)

Outras fotos:







Depois do almoço...




0 comentários :

Postar um comentário

 

Pesquisar este blog

Carregando...
Sempre gostei de cozinhar, embora nunca tenha feito nenhum curso para isso.

Minha primeira vez foi ainda criança. De lá para cá, fui aprimorando... adaptando receitas ou seguindo-as a risca.

Os temperos me provocam... os sabores... cheiros...

Perdi muitos pratos gostosos, por isso a idéia desse blog. Publicar as receitas que faço para meu registro e para quem tiver interesse.


"Comigo as coisas não tem hoje e ant'ontem nem amanhã: é sempre. (...) o senhor por ora mal me entende, se é que no fim entenderá. Mas a vida não é entendível."

"(...) o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."

(Guimarães Rosa)


...

...