Risoto de Funghi acompanhado com Iscas de Filé e Salada de Berinjela Assada



Apanhei cores, apanhei sabores, apanhei desejos.

Gosto da ideia de apanhar as coisas, coisas soltas... não preciso guardá-las, apenas apanhá-las. Uma luz, uma cor, uma flor, um acorde, uma melodia, uma poesia, uma sensação, um desejo, um sonho, uma saudade, uma frustração, uma tristeza, um arrepio... um instante.

Hoje apanhei um instante...


... e fiz desse instante, um momento.

Risoto de Funghi acompanhado de Iscas de Filé e Salada de Berinjela Assada

Um prato rápido e fácil de preparo. Cheiro de terra. Decorei com capuchinhas para quebrar a cor terra predominante.

Risoto de Funghi

Duas xícaras de Arroz Arbóreo, 20 gramas de Cogumelo Funghi Seco, 4 colheres de sopa de Manteiga Sem Sal, 1 Cebola pequena picada, 1/2 xícara de chá de Vinho Branco Seco, 2 tabletes de Caldo de Carne dissolvidos em 1 litro de água, 50 gramas de Queijo Parmesão Ralado e Sal a gosto.

Comece por lavar os cogumelos e deixá-los de molho por 30 minutos em água fervente. Depois, escorra e reserve a água e pique os cogumelos em pedaços pequenos.

Aqueça metade da manteiga em uma panela e refogue a cebola, deixando ficar transparente. Junte o arroz e misture bem para incorporar bem a manteiga. Acrescente o cogumelo e misture. Refogue por mais um minuto.

Regue com o vinho branco e deixe absorver. Acrescente a água reservada dos cogumelos e vá regando com o caldo de carne dissolvido na água, misturando constantemente até o arroz estar al dente (aproximadamente 18 minutos). Vá regando com o caldo a cada 3 minutos e misturando.

Apague o fogo e misture o parmesão e a manteiga restante. Misture bem e deixe descansar com a panela fechada por 5 minutos antes de servir.



Iscas de Filé

Pedaços de Filé Mignon cortados em iscas, Pimenta do Reino moída na hora a gosto, Flor de Sal a gosto, 2 colheres de sopa de Manteiga e Azeite.

Tempere as iscas com a pimenta do reino e deixe descansar por no mínimo 30 minutos. Aqueça o azeite e a manteiga em uma panela e doure as iscas. Retire-as da panela, reserve em um refratário e salpique flor de sal a gosto. Reserve no forno aquecido para servir quente.


Salada de Berinjela Assada

Uma Berinjela, 2 Tomates, Mussarela de Búfala ralada que baste, Pimenta do Reino a gosto e Flor de Sal a gosto.

Corte a berinjela em fatias grossas e cozinhe-a no vapor, sem deixá-las muito mole. Corte o tomate em rodelas também grossas e retire as sementes.

Arrume as fatias de berinjela em uma assadeira, salpique a flor de sal e a pimenta do reino a gosto. Arrume as rodelas do tomate por sobre as berinjelas e preencha o tomate com a mussarela de búfala ralada. Leve ao forno para assar e gratinar.


Para arrumar o prato

Coloque 2 folhas de Alface Crespa e por cima, duas rodelas da Berinjela Assada. Arrume as Capuchinhas na borda do prato. Coloque o Risoto de Funghi em uma tigela ao lado da Alface e as Iscas de Filé do outro lado. Regue a Berinjela com Azeite misturado com Limão e Manjericão e decore com uma folha de Manjericão.




















Comentários

Postagens mais visitadas