Rosbife com Molho de Limão acompanhado de Batatas Assadas, Cebolas Caramelizadas e Salada Verde com Iogurte


Do lado de fora, a semana foi conturbada. O desequilíbrio gera o desassossego.

387
Por Fernando Pessoa
"Suponho que seja o que chamam um decadente, que haja em mim, como definição externa de meu espírito, essas lucilações tristes de uma estranheza postiça que incorporam em palavras inesperadas uma alma ansiosa e malabar. Sinto que sou assim e que sou absurdo. Por isso busco, por uma imitação de uma hipótese dos clássicos, figurar ao menos em uma matemática expressiva as sensações decorativas da minha alma substituída. Em certa altura da cogitação escrita, já não sei onde tenho o centro da atenção - se nas sensações dispersas que procuro descrever, como a tapeçarias incógnitas, se nas palavras com que, querendo descrever a própria descrição, me embrenho, me descaminho e vejo outras coisas. Formam-se em mim associações de ideias, de imagens, de palavras - tudo lúcido e difuso -, e tanto estou dizendo o que sinto, como o que suponho o que sinto, nem distingo o que a alma me sugere do que as imagens, que a alma deixou cair, me afloram no chão, nem até, sem um som de palavra bárbara, ou um ritmo de palavra interposta, me não tiram do assunto já incerto, da sensação já  em parque, e me absolvem de pensar e de dizer, como grandes viagens para distrair. E tudo isso, que, se o repito, deveria dar-me uma sensação de futilidade, de falência, de sofrimento, não conseguem senão, dar-me asas de ouro (...)." (Livro do Desassossego).


Rosbife com Molho de Limão

Separe 1k de Filé Mignon limpo e inteiro, Azeite, Pimenta do Reino a gosto, Flor de Sal a gosto, 2 xícaras de Creme de Leite fresco e 4 Limões

Amarre a peça de filé mignon e salpique pimenta do reino a gosto. Deixe descansar por uns 30 minutos.

Em uma panela que caiba a peça de filé mignon, aqueça o azeite e doure as laterais do filé (aproximadamente 5 minutos). Pré-aqueça o forno por 10 minutos em temperatura alta - 220º, regue uma assadeira com azeite, arrume o filé e leve ao forno em temperatura média - 180º. Deixe assar o rosbife até o ponto desejado (10 a 15 minutos para mal passado e 20 a 25 minutos para ao ponto).

Retire do forno e deixe o rosbife descansar pelo menos 5 minutos antes de fatiar.

Para fazer o molho, raspe a casca de dois limões, picando em pedaços pequenos. Em uma panela, aqueça o creme de leite até levantar fervura. Adicione o suco dos 4 limões e sal. Mexa até engrossar. Junte as raspas da casca do limão, prove e acerte o sal (corrija a acidez com açúcar) e deixe no fogo por mais 1 minuto. Reserve. Pode servi-lo em temperatura ambiente ou frio.



Batatas Assadas

É muito simples. Escolhi Batatas pequenas, pois queria assá-las inteiras no Azeite.

Descasque as batatas e cozinhe-as com Sal por 5 minutos após levantar fervura. Escorra e leve ao forno em uma assadeira untada com azeite, na temperatura em que estiver assando o rosbife. Mexa a assadeira de vez em quando, para não grudar no fundo e assar as batatas por igual. Deixe por aproximadamente 1 hora ou até elas ficarem douradas.

Cebola Caramelizada

Separe uma Cebola, 1 de sopa colher de Vinagre, 3 colheres de sopa de Açúcar, 2 colheres de sopa de Água e Azeite.

Corte a cebola em rodelas e refogue-as no azeite. Quando estiverem dourando, acrescente a água, o vinagre e o açúcar. Mexa até dar o ponto do caramelo. Acrescente açúcar se achar necessário.

Salada Verde com Iogurte

Fiz a salada com Alface Romana e Rúcula.

Pique as folhas com a mão em uma saladeira, acrescente Iogurte Natural, um fio de Azeite, uma colher de café de Suco de Limão e uma pitada de Flor de Sal. Misture tudo com as mãos e reserve.


Arrume o prato e sirva. Acrescentei Arroz Integral ao cardápio e o servi com Vinho Rose.




A Aranha e a Lua em uma noite dessas






Comentários

Postagens mais visitadas