'Ai, que delícia' ou Picanha Invertida recheada com Gorgonzola e aromatizada com Sálvia



Ai que delícia... extasiado.

Picanha Invertida recheada com Queijo Gorgonzola e aromatizada com Sálvia... acompanhada de Batata Assada, Arroz Branco, Farofa de Ovo e Salada Verde... 'Ai, que delícia'.

Fiz a picanha e as batatas no bafo. Não foi um prato difícil e nem trabalhoso... longo sim, pois o tempo entre começar os trabalhos e deixar a picanha no ponto para servir é lento... slow food...

O cardápio serviu 5 pessoas.

Hoje não tem poesia... não tem música... tem só mesmo a receita. O restante, fica por conta de cada um.

Picanha Invertida recheada com Queijo Gorgonzola e aromatizada com Sálvia

Escolha uma peça de Picanha com aproximadamente 1 kg e 200 gramas. Não precisa ter uma capa de gordura muito grande. Separe ainda 150 gramas de Queijo Gorgonzola, 1 ramo de Sálvia, Pimenta do Reino a gosto, Flor de Sal a gosto, Azeite a gosto e 2 colheres de sopa de Farinha de Trigo.

Entre com a faca por todo seu interior deixando uma fenda que chega até a beira de suas paredes, mas sem romper nas laterais. Passe azeite em todo o exterior da picanha, deixando-a bem lambuzada. Enfie uma mão pelo interior da picanha e com a ajuda da outra, vai virando a picanha pelo avesso, devagar, com cuidado e carinho para não romper as laterais.

Salpique um pouco de flor da sal sobre a gordura pela parte de dentro da picanha, e recheie com o queijo gorgonzola cortado em fatias pequenas e finas. Acrescente dentro da picanha a sálvia e costure a fenda com um barbante.

Do lado de fora, salpique pimenta do reino e deixe descansar até o momento de levá-la ao bafo.

Esfregue a flor de sal em toda a picanha. Coloque a farinha de trigo em um pirex e passe a picanha. Os dois lados. Enrole-a no papel alumínio e leve-a ao bafo já quente. Deixe assar por 1 hora, virando-a após 30 minutos.

Retire o papel alumínio e leve à grelha do bafo para terminar de assar e dourar. Vá virando a picanha até dourar todos os lados e chegar no ponto desejado.




Quando alcançar o ponto desejado, retire do bafo e corte a picanha. Sirva quente.

Batatas Assadas no bafo

Você vai precisar de 10 Batatas médias para pequenas, Manteiga, Flor de Sal a gosto e Salsinha picada.

Descasque as batatas e besunte uma a uma com a manteiga. Salpique sal e depois a salsinha. Enrole cada batata separadamente na folha de papel alumínio.

Coloque para assar junto com a picanha. Quanto estiver macia, reserve no papel alumínio até a hora de servir.



Fiz a Salada Verde com Alface Roxa, Alface Romana e Almeirão, temperado com Yogurte natural, Suco de LimãoAçúcar.

Arrumar o prato:

Em uma travessa grande, coloque a Farinha de Ovo e por cima, a Picanha já fatiada. Arrume as Batatas Assadas ao lado. Coloque o Arroz Branco em um pote e a Salada em uma saladeira.

Preparei um tempero com azeite e salsinha picada para colocar sobre a picanha.






'Ai, que delícia'... ficou realmente deliciosa. Já tinha ouvido sobre a picanha invertida, mas ainda não havia experimentado. Fica sublime... a gordura ao derreter, impregna o sabor da carne. Pode-se optar por outros recheios... use a criatividade.





















4 comentários :

 

Pesquisar este blog

Carregando...
Sempre gostei de cozinhar, embora nunca tenha feito nenhum curso para isso.

Minha primeira vez foi ainda criança. De lá para cá, fui aprimorando... adaptando receitas ou seguindo-as a risca.

Os temperos me provocam... os sabores... cheiros...

Perdi muitos pratos gostosos, por isso a idéia desse blog. Publicar as receitas que faço para meu registro e para quem tiver interesse.


"Comigo as coisas não tem hoje e ant'ontem nem amanhã: é sempre. (...) o senhor por ora mal me entende, se é que no fim entenderá. Mas a vida não é entendível."

"(...) o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia."

(Guimarães Rosa)


...

...