'Ai, que delícia' ou Picanha Invertida recheada com Gorgonzola e aromatizada com Sálvia



Ai que delícia... extasiado.

Picanha Invertida recheada com Queijo Gorgonzola e aromatizada com Sálvia... acompanhada de Batata Assada, Arroz Branco, Farofa de Ovo e Salada Verde... 'Ai, que delícia'.

Fiz a picanha e as batatas no bafo. Não foi um prato difícil e nem trabalhoso... longo sim, pois o tempo entre começar os trabalhos e deixar a picanha no ponto para servir é lento... slow food...

O cardápio serviu 5 pessoas.

Hoje não tem poesia... não tem música... tem só mesmo a receita. O restante, fica por conta de cada um.

Picanha Invertida recheada com Queijo Gorgonzola e aromatizada com Sálvia

Escolha uma peça de Picanha com aproximadamente 1 kg e 200 gramas. Não precisa ter uma capa de gordura muito grande. Separe ainda 150 gramas de Queijo Gorgonzola, 1 ramo de Sálvia, Pimenta do Reino a gosto, Flor de Sal a gosto, Azeite a gosto e 2 colheres de sopa de Farinha de Trigo.

Entre com a faca por todo seu interior deixando uma fenda que chega até a beira de suas paredes, mas sem romper nas laterais. Passe azeite em todo o exterior da picanha, deixando-a bem lambuzada. Enfie uma mão pelo interior da picanha e com a ajuda da outra, vai virando a picanha pelo avesso, devagar, com cuidado e carinho para não romper as laterais.

Salpique um pouco de flor da sal sobre a gordura pela parte de dentro da picanha, e recheie com o queijo gorgonzola cortado em fatias pequenas e finas. Acrescente dentro da picanha a sálvia e costure a fenda com um barbante.

Do lado de fora, salpique pimenta do reino e deixe descansar até o momento de levá-la ao bafo.

Esfregue a flor de sal em toda a picanha. Coloque a farinha de trigo em um pirex e passe a picanha. Os dois lados. Enrole-a no papel alumínio e leve-a ao bafo já quente. Deixe assar por 1 hora, virando-a após 30 minutos.

Retire o papel alumínio e leve à grelha do bafo para terminar de assar e dourar. Vá virando a picanha até dourar todos os lados e chegar no ponto desejado.




Quando alcançar o ponto desejado, retire do bafo e corte a picanha. Sirva quente.

Batatas Assadas no bafo

Você vai precisar de 10 Batatas médias para pequenas, Manteiga, Flor de Sal a gosto e Salsinha picada.

Descasque as batatas e besunte uma a uma com a manteiga. Salpique sal e depois a salsinha. Enrole cada batata separadamente na folha de papel alumínio.

Coloque para assar junto com a picanha. Quanto estiver macia, reserve no papel alumínio até a hora de servir.



Fiz a Salada Verde com Alface Roxa, Alface Romana e Almeirão, temperado com Yogurte natural, Suco de LimãoAçúcar.

Arrumar o prato:

Em uma travessa grande, coloque a Farinha de Ovo e por cima, a Picanha já fatiada. Arrume as Batatas Assadas ao lado. Coloque o Arroz Branco em um pote e a Salada em uma saladeira.

Preparei um tempero com azeite e salsinha picada para colocar sobre a picanha.






'Ai, que delícia'... ficou realmente deliciosa. Já tinha ouvido sobre a picanha invertida, mas ainda não havia experimentado. Fica sublime... a gordura ao derreter, impregna o sabor da carne. Pode-se optar por outros recheios... use a criatividade.




















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas