Risoto de Lua acompanhado de Pernil de Porco e Abobrinha Gratinada


Já faz inverno, mas ainda são dias de outono. Hoje não choveu, fez Sol e é Lua Nova.
"(...) meu corpo está lavado com ervas daninhas e capim
em todos os lugares onde já fomos."
(Ingrid Jonker)


Risoto de Lua acompanhado de Pernil de Porco e Abobrinha Gratinada

Ingredientes para o Risoto de Lua:

Uma xícara e meia de Arroz Arbóreo, cinquenta gramas de Shitake seco, cinquenta gramas de Bacon cortado em pequenos cubos, meia Cebola pequena picada, 2 dentes de Alho socados, uma xícara de Leite, uma colher e meia de sopa de Manteiga, Azeite a gosto, Pimenta do Reino a gosto, uma colher de sopa de Creme de Leite, Sal a gosto e uma colher de sopa de Queijo Parmesão ralado.


Como fazer:

Corte o shitake em pedaços pequenos e deixe hidratar no leite por meia hora. Coe e reserve o shitake e o leite.

Derreta 1 colher de sopa de manteiga em uma panela e junte o azeite a gosto. Frite o bacon. Acrescente a cebola e antes de dourar, junte o alho e refogue. Junte a pimenta do reino e misture bem. Acrescente o shitake e refogue por 1 minuto. Junte o arroz e frite-o em fogo alto.

Acrescente o leite que hidratou o shitake e 4 xícaras de água quente aos poucos, mexendo para deixar o risoto cremoso. Cozinhe por 20 ou 25 minutos, mexendo de vez em quando. Acerte o sal.

Quando estiver no ponto, desligue o fogo e misture o creme de leite. Depois acrescente a manteiga restante e o queijo parmesão ralado, misture bem para ficar cremoso e sirva quente.

Ingredientes para o Pernil de Porco:

Uma peça de Pernil de Porco sem pele e sem osso, Sal Grosso a gosto, Pimenta do Reino a gosto e duas xícaras de Leite.

Como fazer:

De véspera, tempere o pernil com o sal grosso e a pimenta do reino. Deixe descansando até a hora de ir ao forno.

Pré-aquela o forno em temperatura alta por 10 minutos. Coloque o pernil em uma assadeira, acrescente 1 xícara de leite, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 1 hora com temperatura entre 180º e 220º.

Ao final dessa hora, retire o papel alumínio e deixe assar e dourar por mais 1 hora e meia, virando o pernil a cada 30 minutos, acrescentando leite para não ficar seco.

Quando estiver assado e bem dourado, desligue o forno e deixe descansar por 5 minutos. Fatie o pernil e reserve. Sirva quente.

Ingredientes para a Abobrinha Gratinada:

Três Abobrinhas, quinhentos ml de Creme de Leite fresco, cento e cinquenta gramas de Queijo Gorgonzola, duzentas gramas de Mussarela ralada, Sal a gosto, Pimenta do Reino a gosto e três folhas de Hortelã.


Como fazer:

Lave e corte as abobrinhas com aproximadamente 3 centímetros de altura. Retire o miolo da abobrinha e misture-o com o queijo gorgonzola e as folhas de hortelã. Use o processador para fazer uma massa e recheie a abobrinha com essa massa.

Em uma vasilha, misture o restante da massa ao creme de leite, junte a pimenta do reino e o sal. Misture bem.

Arrume a abobrinha com o recheio em um pirex largo e junte o creme de leite misturado sem cobrir as rodelas da abobrinha. Salpique a mussarela sobre a abobrinha e sobre o creme de leite.

Leve ao forno por aproximadamente 1 hora, deixando-a cozinhar e gratinar.

Para arrumar o prato:



Arrume algumas folhas de Rúcula no meio do prato e sobre elas, uma poção de Risoto de Lua. Ao lado, duas Abobrinhas Gratinadas e do outro lado do prato, uma ou duas fatias do Pernil de Porco.






Comentários

Postagens mais visitadas