'Tous les Soleis' ou Fettuccine Gratinado com Gorgonzola, Presunto e Champignon


Ainda era verão quando postei pela última vez no blog. Agora, já atravessamos o outono e mais uns dias, será inverno. Uma Lua foi... mergulhou no imenso manto escuro da noite e ainda não havia mudado a estação, mas faz inverno na alma.

Assisti a um filme esses dias: "Tous les Soleis" - fala de amores. O nome do prato de hoje é inspirado por ele, assim como a trilha sonora que o acompanha.


"Je t'ai aimée dès le berceau,

je t'ai donné de la douceur miette après miette.
Silence d'amour qui coule dans les veines,

il n'est possible de te quitter.
Ne pleurez pas vous, les oliviers :

l'amour et la tendresse viennent de loin.

Ma joie bien aimée, souffle de mon âme,

donne-moi ton coeur, je te donne ma vie.
Ma pensée est vide et sans couleur

et ce n'est que quand une mère oubliera son enfant

que j'oublierai mon amour pour toi.
Je t'aime, ma petite ...

Hirondelles, envolez-vous vers ma bien-aimée

et chantez pour elle dans la vie et la mort.
Semblable au monde entier est la campagne,

tu es la reine et moi le roi d'Espagne."
(Poème de Alfio Antico)

Fettuccine Gratinado com Gorgonzola, Presunto e Champignon - ou "Tous les Soleis":

Ingredientes:

Você vai usar um pacote de Fettuccine, quatro colheres de sopa de Manteiga, três colheres de sopa de Farinha de Trigo peneirada, dois dentes de Alho, duas folhas de Louro, um litro de Leite, uma Cebola pequena cortada em fatias, Noz Moscada moída a gosto, Pimenta do Reino a gosto, Sal a gosto, Manjericão a gosto, duzentas gramas de Presunto cortado em cubos, cento e cinquenta gramas de Champignon,  centro e cinquenta gramas de Gorgonzola cortado em pedaços pequenos, 30 gramas de Bacon cortado em pequenos cubos, cem gramas de Parmesão ralado e cem gramas de Mussarela ralada.

Como fazer:

Coloque o Leite para ferver em uma panela e acrescente o alho, as folhas de louro, a cebola, noz moscada, pimenta do reino e folhas de manjericão. Deixe ferver e abaixe o fogo, deixando cozinhar por mais um minuto e mexa para não derramar. Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minuto e despeje em outra panela, coando com uma peneira. Reserve.

Em uma panela pequena, refogue o bacon em sua própria gordura, até dourar. Se necessário, acrescente um fio de azeite. Acrescente o champignon e refogue-o junto com o bacon, deixando evaporar toda a água que formar. Acrescente pimenta do reino, se desejar. Reserve.

Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga em fogo baixo e polvilhe a farinha de trigo aos poucos, sempre batendo com o batedor de arame para não deixar empelotar. Deixe cozinhar, batendo sempre, sem deixar alterar a cor a até formar uma espuma esbranquiçada na superfície. Quando formar a espuma e o preparado estiver desagregado, tire a panela do fogo e coloque-a sobre a pedra de mármore da pia levemente molhada. Deixe descansar por um minuto e acrescente o leite aos poucos, sempre batendo com o batedor de arame para não empelotar e até que a mistura esteja incorporada, cuidando para que não forme caroços. Junte o sal a gosto e volte ao fogo baixo, Cozinhe por aproximadamente 10 minutos, ou até formar um creme, mexendo sempre com uma colher de pau. Ao final do cozimento, junte mais noz moscada, pimenta do reino, o presunto e o bacon com o champignon e misture bem. Retire do fogo e reserve.

Em uma panela, coloque água quanto baste para cozinhar o fettuccine e deixe ferver. Acrescente o sal e o fettuccine. Mexa e deixe cozinhar por aproximadamente 6 minutos, caso queira uma massa "al dente". Escorra a massa e reserve.

Pré-aqueça o forno por 10 minutos em temperatura alta.

Em um pirex, coloque um pouco do molho ao fundo e depois arrume o fettuccine. Acrescente o restante do molho e mexa, para incorporar ao fettuccine. Espalhe o gorgonzola, salpique a mussarela e depois o parmesão. Leve ao forno em fogo médio por 10 minutos e deixe gratinar.

Para arrumar o prato:

Pré-aqueça o prato no forno e arrume o fettuccine ao meio e espalhe folhas de manjericão por cima. Sirva com parmesão ralado na hora.





Procurando pela trilha sonora de "Tous les Soleis" no Youtube, encontrei uma seleção de músicas de estilo barroca, estilo predominante no filme e interpretadas pelo mesmo grupo que interpreta as músicas de "Tous les Soleis". Segue o link:

http://www.youtube.com/watch?v=tYFFKa-e9Pc&feature=autoplay&list=AL94UKMTqg-9Cdznfgv4mx2cr4UtFprRlN&playnext=16


Comentários

Postagens mais visitadas