Canelone Tammela acompanhado de Iscas de Filé


"caí pensando nessa hora tranquila em que os rebanhos procuram o poço e os pássaros derradeiros buscam o seu pouso; e pensei também que eu poderia, se me debruçasse na janela, ver as nuvens  esgarçadas se deslocando pacientemente como as barbas de um ancião, até que no céu uma suave concha escura apagasse o dia [...]." (Raduan Nassar, Lavoura arcaica)
Domingo de inverno - "Aliás, 'domingo' era (...) uma palavra muito interna. Fosse um poço" (Ondjaki - A libélula). Dia cinza e gelado. Pela janela, apenas bruma e o contorno impreciso da cidade. O tempo escorrega preguiçoso sem querer colocar os pés para fora das cobertas que aquecem os pensamentos.


Canelone Tammela acompanhado de Iscas de Filé

Canelone Tammela é a massa de Canelone com recheio de Ricota temperada com Ervas e Molho de Mostarda preparado nas iscas de Filé.

Ingredientes para preparar o recheio do Canelone Tammela:

Quinhentas gramas de Ricota fresca, duzentas gramas de Queijo Gouda ralado, Manjericão fresco picado, Salsinha picada, Pimenta do Reino moída na hora a gosto, Páprica Picante a gosto, Noz Moscada a gosto, Manjerona a gosto, Sal a gosto e Azeite.

Como fazer:

Misture todos os ingredientes, formando uma massa.

O Molho de Mostarda é preparado sobre o preparo das Iscas de Filé.

Ingredientes:

Um quilo de Filé Mignon cortado em iscas, Pimenta do Reino a gosto, três colheres de sopa de Manteiga, uma colher de sopa de Azeite, uma Cebola picada, meia xícara de Vinho Branco Seco, quinhentos ml de Creme de Leite fresco, três colheres de sopa de Mostarda Dijon e Sal a gosto.

Como fazer:

Prepare as iscas de filé pelo menos uma hora antes, apenas temperando-as com pimenta do reino. Em uma panela, derreta duas colheres de sopa de manteiga e o azeite. Cozinhe e doure as iscas de filé até ficarem douradas e reserve as iscas em um pirex aquecido.

Descarte o excesso de gordura da panela onde preparou as iscas de filé e derreta uma colher de sopa de manteiga. Refogue a cebola e junte o vinho. Deixe reduzir o vinho por 5 minutos. Acrescente o creme de leite e deixe cozinhar por 5 minutos. Acrescente a mostarda e misture. Acerte o sal e adicione pimenta do reino a gosto. Reserve.

Ingredientes para o Canelone Tammela:

Massa de Canelone, Recheio e Molho de Mostarda.

Como fazer:

Cozinhe a massa de canelone de acordo com as instruções do rótulo da embalagem.

Recheie o canelone. Em um pirex, cubra o fundo com o Molho de Mostarda e arrume os canelones. Cubra tudo com o restante do molho de mostarda e leve ao forno por 25 minutos em temperatura de 180º e com o pirex coberto por papel alumínio.


Como preparar o prato:

Corte folhas de Rúcula e espalhe pelo prato. Salpique Pimenta do Reino a gosto. Salpique Queijo Parmesão ralado. Arrume três Canelones ao longo do prato e depois, disponha as iscas de Filé. Derrame generosamente o Molho de Mostarda por sobre os canelones e pelas laterais do prato. Decore com folhas de Manjericão fresco e sirva quente.

  


 
  


"Eu é que desafio o vento. [...] meus olhos inda brilham, minha escada inda me perdoa tonturas de todos anos que eu lhe subi com este carinho teimoso. Eu é que meto medo na escuridão. Meus passos fazem ela recuar velozmente. Eu, o pesadelo do breu, o matador de negrumes! Sou irmão das estrelas, acendo as primas delas aqui na terra. Lá nos céus universais, elas me cumprimentam com brilho sorridos; ou serão sorrisos brilhantes? [...] Minha vida acontece de noite - eu fosse uma chama provisória. Quando olho o céu, lhe vejo assim pintalgado de brilhos, indago-me: e eu, quem me acendeu sempre, enquanto acendi estrelas aqui na terra?
Eu é que sou o velho - todos dias me despeço dos últimos candeeiros que inda me acendem o coração." ( Ondjaki - a confissão do acendedor de candeeiros)

Comentários

Postagens mais visitadas