Filet de Poulet Sauce Archiduc


"O cemitério de Praga escapava às minhas mãos, mas provavelmente eu colaborava para seu triunfo. Com um suspiro de alívio, convidei Golovinsky para jantar no Paillard, na esquina da rue de la Chaussée-d'Antin com o boulevard des Italiens. Caro, mas delicioso. Golovinsky mostrou apreciar o Poulet Archiduc (...)" [O Cemitério de Praga - Umberto Eco]
É literalmente um livro gostoso de se ler, se se busca detalhes escondidos no roteiro. As referências a diferentes pratos logo me chamaram a atenção e me provocaram desejo de experimentá-los. O prato de hoje faz parte do enredo.

Não encontrei a descrição da receita em português, tive que traduzi-la e interpretá-la.


A receita serve 4 pessoas e é rápida e fácil de ser preparada.

Quatro filés de Peito de Frango desossado (pode fazer também com Peito de Peru), quinhentos gramas de Cogumelo Shitake fresco, um maço de Salsinha lavada e picada, duzentos ml de Creme de Leite fresco, um cubo de Caldo de Galinha, Azeite (usei um Azeite aromatizado com manjericão que preparei) a gosto, Manteiga a gosto, Pimenta do Reino a gosto, Sal a gosto e suco de um Limão.





Como preparar:

Corte o peito de frango ao meio, fazendo dois filés. Tempere-os com pimenta do reino e deixe descansar enquanto separa e prepara os demais ingredientes.

Em uma panela, aqueça azeite e manteiga e doure os filés de peito de frango, aproximadamente 5 minutos de cada lado. Reserve-os em um pirex. Dissolva o caldo de galinha em 500ml de água fervendo e coloque na panela em que dourou os filés de peito de frango. Misture para incorporar tudo e deixe ferver até reduzir quase a metade. Adicione o creme de leite e misture. Deixe ferver e reduzir até a metade.

Lave os cogumelos em água corrente. Corte-os em pedaços pequenos se estiverem muito grande. Em uma frigideira ou caçarola, derreta um pouco de manteiga e refogue os cogumelos, deixando a água secar totalmente. Adicione pimenta do reino a gosto. 

Adicione os cogumelos refogados ao caldo de galinha com creme de leite e misture. Deixe cozinhar. Misture de vez em quando. Prove o sal e acerte se for preciso.

Pré-aqueça o forno em temperatura alta por 10 minutos.

O molho já deve estar quase no ponto, adicione o suco de limão e misture. Junte a salsinha picada e misture. Prove novamente o sal e acerte, se for preciso. Leve os filés de peito de frango ao forno em temperatura à 180° por 8 minutos.

Se a consistência do molho estiver muito líquida, adicione um pouco de maisena diluída na água para engrossar. Mantenha o molho aquecido até servir.

Para acompanhar, optei por Batata Soute.

Arrume o prato, colocando a Batata Soute em um lado do prato, os filés de Peito de Frango ao lado, regados com o Molho.








Comentários

Postagens mais visitadas