Ratatouille acompanhado de Medalhão de Lombo de Porco recheado com Tomate Seco e Rúcula


"Invento para me conhecer" (Manoel de Barros)
"Ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa «picar, triturar», mas podemos traduzir também como «ragoût de legumes» ou «prato de berinjelas». [Pequeno Dicionário da Gastronomia]
Para preparar o ratatouille não podem faltar nem as berinjelas nem os tomates. Com os restantes ingredientes pode-se lidar mais à vontade. Não são obrigatórios os pimentões e as courgettes.
No original francês, "ratatouille" é um substantivo feminino, também chamado de "ragu grosseiro". Sopa de carne ou peixe picados com legumes cozidos longamente em azeite." (Wikipédia)
É fácil de ser preparada, e relativamente rápida. Escolhi para acompanhar o Ratatouille, Medalhão de Lombo de Porco recheado com Tomate Seco e Rúcula, o que levou um pouco mais de tempo.

A receita serviu à cinco pessoas.


Ratatouille

Para o Ratatouille, você vai precisar de duas Berinjelas, duas Abobrinhas, sete Tomates médios, meia Cebola picada, um dente de Alho socado, um Buquê Garni, Sal a gosto, Azeite a gosto (usei Azeite aromatizado com Manjericão), Pimenta do Reino a gosto, Alecrim fresco a gosto, Manjericão fresco a gosto e Tomilho a gosto.

Retire a casca e as sementes de 5 tomates e pique-os em pedaços pequenos. Em uma panela, esquente o azeite e refogue a cebola e quando estiver macia, junte o alho e refogue. Adicione o tomate picado e refogue em fogo baixo por 5 minutos, mexendo. Acrescente sal, as ervas (alecrim, manjericão e o tomilho) e a pimenta do reino. Mexa.

Coloque a panela sobre o mármore da pia para esfriar um pouco. Bata o molho do processador, para formar um creme.

Corte as berinjelas em rodelas finas e deixe de molho na água com 4 colheres de sopa de vinagre, para não amargar, por 15 minutos.

Corte a abobrinha e os dois tomates restantes em rodelas finas.
Para preparar o Buquê Garni: Amarre uma folha de louro, um galho de alecrim, um galho de tomilho e um galho de salsa na parte verde do alho-poró.
Em um pirex, cubra o fundo com o molho e arrume alternando, a berinjela, a abobrinha e o tomate. Tempere com sal e pimenta do reino. Regue generosamente com azeite e arrume o buquê garni por cima. Cubra o pirex com papel manteiga e leve ao forno em temperatura de 200° por aproximadamente 45 minutos.

Após o tempo de cozimento, retire o papel manteiga, misture a berinjela, a abobrinha e o tomate no caldo e deixe por mais 15 minutos.


Lombo de Porco recheado com Tomate Seco e Rúcula

Separe uma peça de Lombo de Porco com aproximadamente um quilo, Manteiga de Ervas, duzentos gramas de Tomate Seco e folhas de Rúcula fresca.

Corte os tomates secos em pedaços pequenos e pique as folhas de rúcula com a mão. Misture tudo e reserve.

Corte a peça de lombo de porco em medalhões com aproximadamente 3cm de espessura.

Faça um corte pequeno na lateral dos medalhões, mas profundo e pegando praticamente todo medalhão por dentro. Coloque o recheio dentro do medalhão.

Amarre os medalhões com barbante e besunte-os com a manteiga de ervas e deixe descansar por pelo menos 1 hora (se puder prepará-los de véspera, tanto melhor).

Pré-aqueça o forno em temperatura alta por 10 minutos. Arrume os medalhões em um pirex e cubra-o com papel alumínio. Leve ao forno por 1 hora em temperatura alta.

Retire o papel alumínio e deixe por mais 1 hora no forno em temperatura de 200°, virando os medalhões de 15 em 15 minutos.


Arrumar o prato:

Coloque um Medalhão de Lombo de Porco recheado com Tomate Seco e Rúcula na lateral do prato e depois sirva o Ratatouille.






"O menino que recebera o privilégio do
abandono.
Achava que seu abandono era maior que
o abandono do lugar.
Mas o abandono do lugar era maior
porque continha o primordial."

(Manoel de Barros)


Comentários

Postagens mais visitadas