Roulé de Frango Recheado acompanhado de Risoto de Funghi e Molho de Ameixa

"Eu quero uma poesia para emendar retalhos...
Coser com pontos paris
as minhas e as tuas esperanças
Criar uma toalha multicor:
com dores, risos e sorrisos,
com o som da minha gargalhada e
o aperto no peito do abandono
Depois botar à mesa
para servir a sobremesa
e nos deliciarmos juntos.
"
(Receita - Flávia Luzia de Paula Bon Cardoso)
Hoje a receita foi preparada à quatro mãos. Dividindo mesa, facas, colheres de pau, vasilhas, cebolas, panelas, cheiros, sabores, cotovelos, ar, chama, chão, música, suspiros, cebolas, pimentas, sal.


Um Roulé de Frango recheado com Ricota, Requeijão e Lombo Canadense Defumado, acompanhado de Risoto de Funghi e Molho de Ameixa.

Um prato rápido e que serve à 6 pessoas.


Para o Roulé de Frango recheado com Requeijão, Ricota e Lombo Canadense Defumado:
Um quilo de Peito de Frango cortando em bife, Pimenta do Reino a gosto, dois dentes de Alho socados, Sal a gosto, Vinagre a gosto, duzentos ml de Requeijão, duzentos gramas de Ricota, três colheres de sopa de Creme de Leite fresco e cem gramas de Lombo Canadense defumado.

Como fazer:
Tempere o peito de frango no vinagre, alho, pimenta do reino e sal. Reserve por pelo menos 30 minutos.

Em uma vasilha, misture o requeijão com o creme de leite e a ricota. Acrescente pimenta do reino e sal a gosto. Reserve.

Unte com azeite um tabuleiro e pré-aqueça o forno em temperatura alta.

Abra o peito de frango cortado em bife e passe o recheio, acrescentando as fatias de lombo canadense defumado e depois enrole o peito de frango e arrume-o no tabuleiro.

Leve o tabuleiro ao forno em temperatura à 280º por 1 hora. Reserve e sirva quente.


Para o Risoto de Funghi:

Duas xícaras de Arroz Arbóreo, cinquenta gramas de Bacon picado em pedaços pequenos, uma Cebola picadinha, dois dentes de Alho socado, Sal a gosto, cem gramas de Cogumelo Funghi seco picado em pedaços pequenos, Azeite de Manjericão a gosto, Pimenta do Reino a gosto, cinco xícaras de Leite, duas colheres de sopa de Queijo Parmesão ralado, uma colher de sopa de Creme de Leite fresco e meia colher de sopa de Manteiga.

Como fazer:

Coloque o cogumelo funghi para hidratar no leite por pelo menos 30 minutos. Retire o cogumelo do leite, reservando o leite para o preparo do risoto. Esprema os cogumelos com a mão para retirar o excesso de leite e reserve.

Em uma panela, frite o bacon em sua própria gordura. Retire o bacon e reserve. Descarte o excesso da gordura em um vasilhame para ser reciclado posteriormente. Na mesma panela, acrescente azeite e refogue a cebola. Antes de dourar, acrescente o alho e refogue. Adicione a pimenta do reino e mexa. Acrescente os cogumelos e refogue por 1 minuto, mexendo. Junte o arroz e mexa bem. Frite-o em fogo alto. Adicione o leite que usou para hidratar os cogumelos e mexa bem. Acrescente aos poucos o restante do leite, morno. Prove o sal. Mexa de vez em quando.

O tempo de cozimento varia de 20 a 25 minutos em fogo médio. Quando estiver pronto, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o creme de leite e o queijo parmesão. Mexa, misturando tudo. Feche a panela e deixe descansar por 2 minutos. Sirva quente.


Para o Molho de Ameixa:
Cento e cinquenta gramas de Ameixa seca sem caroço, uma Cebola picada, Azeite a gosto, meia xícara de Vinho tinto seco, uma xícara de Água morna, Pimenta do Reino a gosto, Sal a gosto e uma colher de café de Mel.

Como fazer:
Coloque as ameixas na água morna por 30 minutos.

Triture no processador as ameixas com a água e o vinho.

Em uma panela, coloque o azeite e refogue as cebolas. Adicione as ameixas batidas no processador e misture. Adicione o sal e o mel. Mexa até engrossar o molho. Acrescente água se for preciso. Sirva quente.

Para arrumar o prato:
Passe um fio de Azeite de Manjericão no prato aquecido. Arrume o Roulé de Frango Recheado em um canto do prato. Pique com as mãos folhas de Alface e arrume-as do outro lado do prato. Arrume o Risoto de Funghi sobre as folhas de Alface. Derrame o Molho de Ameixa iniciando pelo prato, subindo sobre os Roulé de Frango e descendo do outro lado do prato. Decore o Risoto de Funghi com folhas de Salsinha.








Comentários

  1. Flavia Bon Cardoso7 de agosto de 2012 09:29

    A receita ficou uma delícia! Estar com você na cozinha é sempre um prazer! Beijos!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas