Batata Gratinada

Batata Gratinada é sempre um bom acompanhamento.

E como vez ou outra faço opção por elas, vale a pena figurar em uma postagem.


Normalmente, se prepara a batata gratinada cortando-a em rodelas de aproximadamente 0,5 centímetro. Mas nas últimas receitas tenho optado em prepará-las com batatas pequenas inteiras. Com ou sem casca. O modo de preparo é o mesmo para qualquer das escolhas.

Para servir 6 pessoas sem outro acompanhamento além da batata gratinada, você vai precisar de vinte e quatro Batatas pequenas, um litro de Leite, dois dentes de Alho, Noz Moscada em pó a gosto, Sal a gosto, Pimenta do Reino a gosto, trezentos ml de Creme de Leite fresco e para gratinar, você pode utilizar Queijo Mussarela, Parmesão ou Gouda ralado. Como opcional, você pode colocar duas folhas de Louro. Já preparei essa receita com Mussarela de Búfala, fica especial.

Em uma panela, cozinhe as batatas no leite com a noz moscada, o alho e a folha de louro. Adicione sal e pimenta do reino a gosto. Quando começar a ferver, deixe em fogo baixo e mexa de vez em quando, para o leite não subir e derramar da panela. Verifique o ponto de cozimento da batata, quando estiverem macias, escorra e reserve.

Misture o creme de leite com um pouco de leite, pimenta do reino e sal a gosto. Derrame em um pirex e  arrume as batatas já cozidas. Salpique os queijos por cima e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura de 180° por 40 minutos ou até gratinar.

Sirva quente.

Comentários

Postagens mais visitadas