Filé recheado com Patê de Vitela ao Molho de Mostarda

"Nasci conhecendo matemática. Aprendi depressa a tabuada. Comecei brincando de contar estrelas: as Três Marias e o Cruzeiro do Sul. Havia tantas estrelas que ao tentar contá-las eu me perdia nas contas. O firmamento vinha dormir dentro dos meus olhos. Durante a noite, o céu ficava mais infinito e mais escuro que os pensamentos (...) Agora esqueci parte das quatro operações. Faço melhor contas de diminuir. (...)
(...) Cada um ama com o amor que tem, eu pensava. Isso sem falar em pessoas que se foram. Partiram e não deixaram o número do telefone. Tem gente que vai embora sem tempo para dizer "até logo". Viaja, sem dizer para onde. Com nenhum correio ou telefone se chega lá (...)"
- Bartolomeu Campos de Queirós

 Preparei a receita para seis pessoas.

Você vai precisar de 12 Medalhões de Filé, Patê de Vitela, Pimenta do Reino a gosto, duas colheres de sopa de Manteiga, Azeite a gosto, meia xícara de Conhaque, uma xícara de Molho Branco, meia xícara de Creme de Leite fresco, duas colheres de sopa de Mostarda e Sal a gosto.

Corte os medalhões ao meio sem separar as duas partes e recheie-os com o patê de vitela. Amarre para ficar firme. Tempere-os com pimenta do reino moída na hora e reserve.

Em uma panela, derreta a manteiga e adicione o azeite. Coloque os medalhões de filé para dourar de todos os lados. Retire-os da panela e arrume-os em um refratário. Salpique o sal a gosto e leve ao forno com a temperatura à 180°.

Na panela em que dourou os medalhões, descarte com cuidado o excesso de gordura e adicione o conhaque e deixe evaporar. Acrescente a mostarda e o molho branco. Misture bem e adicione o creme de leite. Aqueça bem e sirva-o sobre o Filé recheado com Patê de Vitela.





Para o Filé recheado com Patê de Vitela ao Molho de Mostarda, optei como acompanhamento: Batatas Gratinadas (clique aqui para ver a receita) e Arroz com Brócolis e Castanhas.


Para fazer o Molho Branco:



Separe duas colheres de sopa de Manteiga, três colheres de sopa de Farinha de Trigo, três xícaras de Leite fervente e Sal a gosto.

Em uma panela, derreta a manteiga em fogo baixo e polvilhe a farinha de trigo peneirada, mexendo e deixando cozinhar até começar a ficar dourada.

Retire a panela do fogo e leve ao mármore da pia molhado. Adicione o leite aos poucos e mexa sem parar a medida que adiciona o leite, para não empelotar. Quando conseguir um creme homogêneo, volte com a panela ao fogo e deixe ferver por mais alguns minutos. Se quiser um molho mais ralo, adicione leite e mexa. Se quiser mais espesso, deixe cozinhar até chegar ao ponto desejado. Acerte o sal.

Comentários

Postagens mais visitadas