Purê de Batatas ao Gorgonzola com Iscas de Filé ao Molho de Tomate


"Ainda assim, mesmo do ponto de vista da simples quantidade, em nossas vidas os dias não são iguais. Para percorrer os dias, os temperamentos um pouco nervosos, como era o meu, dispõem, como automóveis, de "velocidades" diferentes. Há dias acidentados e penosos que a gente leva um tempo infinito a transpor, e dias em declive que se deixam descer a toda velocidade cantando." (
Proust - Em busca do tempo perdido)

O dia desceu cantando e não havia nada no caminho que o fizesse correr devagar ou cuidadoso. Simplesmente, foi...


O prato de hoje foi feito com ingredientes que sobraram de outros pratos, com exceção das batatas. As Iscas de Filé, normalmente são pontas do Filé Mignon que aproveito de outros pratos (estavam congeladas) e o Queijo Gorgonzola, foi pedaço que sobrou de uma Pizza preparada no último sábado. 

Para o Purê de Batatas ao Gorgonzola, aproximadamente 1 kg de Batata, descascada e cortada em pedaços pequenos, Sal a gosto, 5 colheres de Manteiga sem Sal, 250ml de Leite e 70g de Queijo Gorgonzola (a quantidade do queijo gorgonzola vai depender do gosto de cada um, pois é um queijo com aroma muito forte).

Cozinhe a batata na água com sal até ela ficar bem macia, escorra e passe-a no espremedor. Devolva a batata à panela e adicione a manteiga e o leite, em fogo baixo, misturando para dissolver a manteiga. Quando estiver novamente fervendo, acrescente o queijo gorgonzola e misture até incorporar ao Purê de Batatas. Acerte o sal, se for preciso. Desligue o fogo e reserve. Sirva quente.

Para as Iscas de Filé ao Molho de Tomate, a quantidade depende do que tenha. Para esse prato, devia ter umas 600g. Pimenta do Reino a gosto, Flor de Sal a gosto, 50g de Bacon cortado em pedaços bem pequenos, 1/2 Cebola Orgânica, 2 dentes de Alho, 1 colher de sopa de Manteiga, 2 colheres de sopa de Azeite, dois Tomates grandes sem caroço, casca e cortado em pequenos pedaços e Estragão a gosto.

Uma hora antes de iniciar o preparo, tempere as iscas de filé com pimenta do reino e deixe descansar. Em uma panela, aqueça a manteiga e o azeite e adicione as iscas para dourá-las. Com uma espátula, retire as iscas de filé, salpique flor de sal e reserve. Adicione o bacon e quando estiverem quase dourados, junte a cebola e refogue, mexendo. Um minuto depois, acrescente o alho e refogue até ficarem dourados. Acerte a pimenta do reino e o estragão. Acrescente os tomates e mexa. Deixe em fogo baixo para cozinhar e formar o molho. Acrescente água, se quiser um molho mais líquido. Acerte o Sal. Adicione novamente as iscas de filé ao molho e mexa bem. Reserve. Sirva Quente.

Arrumei o prato com uma Salada de Alface Romana, com pedaços de Queijo de Cabra, um fio de Mel, um fio de Azeite e Mussarela ralada, a Iscas de Filé ao Molho de Tomate e Purê de Batatas ao Gorgonzola.



Comentários

Postagens mais visitadas