Abobrinha recheada com Grão de Bico e Gorgonzola

"O quando mandava em nós. A gente era o que quisesse ser só usando esse advérbio." (Manoel de Barros)
"Por que o tempo não corre para trás. Ele só andasse para trás botando a palavra quando de suporte." (Manoel de Barros)

Um longo tempo. Hoje eu fui quando em tempos atrás, tirava prazer no preparo e na vontade de cuidar de tudo: do separar ingredientes até o tirar fotos para contar da receita.

Nesse tempo, muito vento soprou, muitas flores se abriram e algumas Luas passaram. Parei de comer carne.



A receita é fácil e rápida. Acompanhei com lentilha, arroz integral e salada de alface com rúcula e tomate.

Para essa receita, separe: Uma abobrinha, 1/2 xícara de grão de bico cozido, cebola picadinha a gosto, alho socado a gosto, pimenta do reino a gosto, azeite a gosto, queijo parmesão ralado a gosto, queijo gorgonzola a gosto, salsinha picada a gosto, 1/2 tomate sem sementes, cortado em tiras finas e sal a gosto.

Depois de lavar, optei em cortar a abobrinha no sentido de seu comprimento, mas se preferir, pode cortar em rodelas ou em outros cortes, pode usar a criatividade.

Raspei cada uma das metades, tomando o cuidado para não chegar à casca, deixando ainda uma camada em seu interior.

Esquentei o azeite em uma panela e acrescentei a cebola, refogando até ficar levemente transparente. Adicionei o alho e deixei refogar mais um pouco. Antes de dourar, acrescentei a pimenta do reino e mexi.

Misturei a abobrinha no refogado e mexi. Acrescentei um pouco de água quente, apenas para dar uma leve cozida. Depois, juntei o grão de bico amassado, de forma grosseira (o grão de bico precisa ser preparado antes. Deixe na água de um dia para o outro e depois, cozinhe em panela de pressão por pelo menos meia hora), formando uma pasta. Se precisar, acrescente água ou outro líquido que deseje usar na receita (cerveja, leite, vinho, etc...). Misture bem e acrescente o sal. Misture, até encontrar o ponto desejado. Desligue o fogo, acrescente a salsinha picada e misture bem.

Coloque a pasta em cada uma das metades da abobrinha. Polvilhe com o queijo parmesão. Acrescente o queijo gorgonzola e depois, as tiras de tomate.

Leve ao forno em temperatura de 250º e deixe, até gratinar (meu forno não gratina. Retirei quando o tomate começava a ficar seco e o queijo já estava derretido).

Com os acompanhamentos que optei, a receita serve a duas pessoas.


"não sei exatamente onde estás, isto pensando que as frases que te queria entregar implicariam saber a tua localização geográfica, para depois equacionar a minha, mas logo entendi que não, que eu podia dizer estas coisas de outro modo, assim
:
escrevo-te de um certo sul
,
porque às vezes dentro de nós faz sul" (Ondjaki)






Comentários

Postagens mais visitadas