Fusilli com Legumes e Molho de Yogurte com Ervas


"If I'm a pagan of the good times
My lover's the sunlight
To keep the goddess on my side
She demands a sacrifice"

- Hozier



A semana aconteceu com chuva, toda ela. Chuva fina que cai, deixando a paisagem levemente escondida por um véu de água. Lindos dias... não foram dias frios.

Gosto da luz de dias assim, quando se derramam pela janela sobre a mesa no pequeno quarto que habito.


Tulipa se estende na cama, dormindo... dorme que ronca.


Na semana que aconteceu, Manoel de Barros resolver virar 100% poesia.
"Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira". - Manoel de Barros.

Fusilli com Legumes e Molho de Yogurte com Ervas

Não tenho as medidas exatas, peço logo perdão por tal falha. Acontece que desde que cozinho apenas para mim, já não me preocupo com medidas... vai no risco. Quando se mora sozinho, todos os produtos e ingredientes sobram, pois suas embalagens não são feitas para solitários.

Separe o tanto de massa que deseja, eu optei por Fusilli, mas pode ser Penne, Fetuccinni, o que seja. Outro tanto de Brócolis, metade de uma Cenoura fatiada em rodelas finas, sem casca, Cogumelo fresco do tipo Shitaque, cortado em pedaços, Azeite a gosto, Sal a gosto e Pimenta do Reino a gosto.

Para o Molho, reserve Yogurte natural a gosto, Queijo Parmesão ralado, Azeite, Pimenta do Reino, uma colher de sopa de suco de Limão, Manjericão, Hortelã e Sal, todos os ingredientes a gosto.

Fiz o molho primeiro, para não fazer correndo enquanto a água da massa esquentava ou quando a mesma cozinhava.

Em um pote, pilei uma parte do yogurte com o queijo parmesão ralado, até ficar mais ou menos um creme. Acrescentei uma colher de sopa de azeite, o limão e mais um pouco de yogurte. Misturei tudo com o socador. Acrescentei pimenta do reino e misturei. Adicionei o sal e mais um pouco de yogurte. Fui experimentando até encontrar o ponto de meu gosto. Acrescentei o manjericão e a hortelã picadas e mexi mais um pouco. Reservei.

Cozinhe a massa em água fervendo, até ficar no ponto que deseja, coloque sal e pimenta do reino em grão. Em outra panela, cozinhe o brócolis (se puder, melhor que seja no vapor). Escorra a massa e o brócolis e reserve.

Em outra panela, aqueça o azeite e refogue a cenoura e os cogumelos. Adicione pimenta do reino, se desejar. Mexa bem. Junte o brócolis e a massa. Mexa para incorporar bem todos os ingredientes.

Pronto... já pode servir. Coloque o Fusilli com Legumes no prato e por cima, o Molho de Yogurte com Ervas.


 



Comentários

Postagens mais visitadas