Berinjela à Parmegiana acompanhada com Batata Rústica... ou, besta



"Nesse tumulto de emoções
Que se chama "eu"
Quero uma liteira que me carregue
Para longe do meu coração
Para mantê-lo hermeticamente fechado
Isolado da dor, imune
Acontece que não sei viver à margem
Prefiro ser assim, amando, sofrendo, gozando
A vida de verdade."

Bárbara Eugênea


A gente faz do mesmo jeito que faria com o bife, mas como não como mais carne, quis tentar com berinjela e deu muito certo. As batatas rústicas acompanharam bem.

Entre textos de Guimarães Rosa, Arundhati Roy e Rupi Kaur, entre a voz e a poesia de Bárbara Eugênia, entre taças de Pinot Noir e Primitivo, foi um almoço de domingo gelado...  "Ah, e se não fosse, cada acaso, não tivesse sido, qual é então que teria sido o meu destino seguinte? Coisa vã, que não conforma respostas. Às vezes essa ideia me põe susto." (G. Rosa) 



Berinjela à Parmegiana

Fiz com uma Berinjela, Farinha de Trigo, um Ovo, Farinha de Rosca, Manteiga, Azeite, Cebola, Alho, Tomate, Mussarela, Manjericão fresco e Pimenta do Reino à gosto e Flor de Sal à gosto também.

A quantidade é muito relativa, por isso não estabeleci na receita. Terá que descobrir fazendo, de acordo com seus gostos.

Cortei a berinjela em bifes compridos, nem muito grosso ou muito fino, deram quatro bifes. Tirei a casca e dei às minhocas. Coloquei a farinha de trigo em um prato, bati o ovo em outro prato e a farinha de rosca em um terceiro. Temperei cada bife da berinjela com flor de sal e pimenta do reino. Passei o bife de berinjela primeiro na farinha de trigo, de um lado e de outro, depois no ovo batido e depois, na farinha de rosca. Repeti o mesmo com os demais bifes de berinjela. Reservei.



Em uma frigideira larga, fritei os bifes de berinjela na manteiga e no azeite até ficarem dourados. Retirei o excesso de gordura em um papel toalha e arrumei os bifes de berinjela em um refratário.



Preparei um molho de tomate com cebola, alho, manjericão fresco, pimenta do reino e sal e depois despejei por cima dos bifes de berinjela. Cobri os bifes com mussarela (eu gosto de usar ralada, mas tanto faz) e levei ao forno em temperatura de 180º por 15 minutos ou até o queijo derreter e gratinar levemente.

Nem chega a dar muito trabalho. Optei em fazer meu próprio molho de tomate, mas se der preguiça, você pode usar um já pronto.



acima de tudo ame
como se fosse a única coisa que você sabe fazer
no fim do dia isso tudo
não significa nada
está página
onde você está
seu diploma
seu emprego
o dinheiro
nada importa
exceto o amor e a conexão entre as pessoas
quem você amou
e com que profundidade você amou
como você tocou as pessoas à sua volta
e quanto você se doou a elas

Rupi Kaur



Batata Rústica

Fiz com quatro Batatas médias, uma cabeça de Alho. Azeite. Sal Grosso e Alecrim fresco.



Cortei cada batata em oito partes (corta a batata ao meio, cada metade ao meio e depois, cada parte ao meio) e as arrumei em uma assadeira coberta com papel alumínio. Derramei azeite por todas as batatas e misturei com as mãos, até ficarem totalmente besuntadas. Salpiquei o sal grosso por cima e espalhei os dentes de alho descascados por entre as batatas. Usei ramos de alecrim fresco e espalhei por cima das batatas. Cobri com o papel alumínio e levei ao forno por 45 minutos, em temperatura à 180º. Quando as batatas estavam já macias, retirei o papel alumínio e deixei a assadeira no forno com temperatura de 200º, até ficarem ligeiramente assadas.





"Sua primeira reação foi sentir o coração apertar e os ossos virarem cinzas. A segunda reação foi dar mas uma olhada para ter certeza de que não se enganara. A terceira reação foi rechaçar aquilo que havia criado enquanto suas entranhas entravam em convulsão e um fino fio de merda escorria por suas pernas. A quarta reação foi considerar a possibilidade de matar a si mesma e à criança. A quinta reação foi pegar o bebê e apertá-lo contra si enquanto caía numa fenda entre o mundo que conhecia e mundos cuja existência ignorava. Ali, no abismo, girando na escuridão, tudo o que tinha por certo até então, cada coisa, da menor à maior, cessou de fazer sentido para ela." (Arundhati Roy)

Comentários

Postagens mais visitadas